CAMEP - Brasil

Av. Afonso Pena, 578
Sala 904 - Praça 7/Centro
30.130-001 - Belo Horizonte - MG
Av. Afonso Pena, 578 - Sala 904 - Praça 7/Centro
30.130-001 - Belo Horizonte - MG

Rua Uberlândia, 1004 - Conj 202 - Muarama
Passos/MG 37.902-358
Rua Uberlândia, 1004 - Conj 202 - Muarama
Passos/MG 37.902-358

+55 (31) 3224-0647

+55 (31) 98435-4793

camep@camep.com.br

CAMEP - USA

16 Perry Dr
New Milford/CT - 06776-421
16 Perry Dr - New Milford/CT - 06776-421

28029 Sosta Ln 8053 Unit 1
Bonita Springs/FL - 34135
28029 Sosta Ln Unit 1
Bonita Springs/FL - 34135-8053

5236 Chickadee St
Saint Cloud/FL - 34771-8418
5236 Chickadee St - Saint Cloud/FL - 34771-8418

+1 (832) 779-2386

+55 (31) 99973-7780

cecilia@camep.com.br

Maria Cecilia Pimenta Andrade - Doctoralia.com.br
Hipócrates

Hipócrates (460 - 377 a.C.), o Médico mais importante da Antigüidade; é considerado o "Pai da Medicina". Seu nome é associado ao juramento hipocrático, embora seja bem possível que ele não tenha sido o autor do documento. Na verdade, das quase 70 obras que compõem o "Corpus hippocraticum", é possível que ele tenha escrito apenas seis. A maior parte desses textos foi escrita entre 420 e 350 a.C. e ajudou a definir as origens da tradição médica do Ocidente. Escritas por muitas mãos e exibindo diversos estilos e posições teóricas, as obras hipocráticas tratam de muitos aspectos da doença e da saúde, incluindo o diagnóstico, a cirurgia, a higiene e a terapêutica.

Entre as mais significativas idéias hipocráticas estava a de que a doença tem causas naturais, não sendo um evento provocado pelos deuses ou por forças sobrenaturais. Um dos trabalhos discorre sobre a epilepsia, argumentando que essa doença resulta de bloqueios no cérebro. Outro examina o papel das condições ambientais no aparecimento das moléstias no indivíduo e de epidemias na comunidade.

A doutrina hipocrática dos humores (sangue, bílis amarela, bílis preta e fleuma), elaborada em "A Natureza do Homem" e outros trabalhos, diz que a saúde é o resultado do equilíbrio desses quatro humores e a doença resulta do desequilíbrio entre eles. Os hipocráticos interpretavam vários sintomas de doença (vômito, tosse, suor excessivo, urina escura e outros) como a tentativa do corpo de se livrar do excesso ou da falta dos humores. O papel do médico era ajudar a natureza através de medicamentos, sangrias, mudanças na dieta, massagens e outras medidas. Para fazer isso, ele precisava saber qual era o equilíbrio humoral de cada paciente individual. A doutrina dos humores foi a base de boa parte da prática médica até o século XIX.

Juramento Médico de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo Médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e , se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Atenção!!!

Este artigo não pretende a prescrição ou indicação de medicamentos. Se você apresenta algum dos sintomas citados procure um Médico pois nada substitui uma consulta com um Médico especializado, pois tanto para a mulher como para o homem, a avaliação Médica e especialmente a Terapia Integrativa tem que ser individualizada e só deve ser prescrita por Médico Especialista, e que para se ter uma base do que se vai indicar para um paciente é necessário fazer uma minuciosa anamnese clínica, avaliar o estado psico-emocional do paciente e fazer um estudo pormenorizado com exames laboratoriais, inclusive Integrativaes como o Teste do Cabelo (Mineralograma) e outros através de sangue, urina e fezes.